TECNOLOGIA E PROGRAMAS

Seu resumo da tecnologia!

8 de setembro de 2013

Conheça as impressoras 3D

ARTIGONALTA                                                                    
Entenda como funciona, a revolução causada e as polemicas envolvidas pelas impressoras 3D.

Conheça as impressoras 3D

Você sabe o que é uma impressora 3D? Se você não acompanha de perto o mundo da tecnologia pode não saber, mas já é possível desenhar e imprimir bonecos, capas de celular, pulseiras, anéis, luminárias, tudo em apenas algumas horas e sem sair de casa.

Até pouco tempo atrás, as impressoras 3D eram usadas apenas nas indústrias, pois eram muito caras, mas hoje em dia, algumas empresas, como a Maker Bot, começaram a vender impressoras do tamanho e preço que qualquer entusiasta menos favorecido pode ter acesso.


Cadastre-se e receba as nossas Postagens em seu Email!


Como funciona?
O usuário que adquire uma ferramenta dessas, geralmente ganha junto um programa de edição em 3D para que possa criar seus próprios projetos, mas também é possível comprar na loja da fabricante o seu protótipo.

Depois é só encaminhar para a impressora 3D e aguardar a sua obra prima ficar pronta (dependendo do tamanho, pode levar algumas horas).


O conceito de impressão tridimensional é um só, visando sempre à produção de um objeto detalhado com volume e profundidade, entretanto, até mesmo para uma única aplicação existem diversos métodos de construção diferentes.


A revolução das impressoras 3D
As impressoras 3D permitem que qualquer pessoa possa reproduzir o que quiser, de eletrodomésticos a armas, quando e na hora que desejar e isto por isto elas são apontadas por alguns especialistas em mercado como a 4ª revolução industrial. Cientistas dizem que em um futuro não muito distante, vai ser possível fabricar artificialmente órgãos de seres humanos, além de diversas outras coisas, como comidas e até mesmo carros.

O avanço proporcionado pela nova tecnologia deve representar para o século XXI um efeito semelhante ao provocado pela Revolução Industrial do final do século XVIII, que tornou viável a fabricação em massa, criou a produção em escala que permitiu o barateamento do preço das mercadorias e transformou a economia capitalista.

Cadastre-se e receba as nossas Postagens em seu Email!


A diferença é que, agora, a nova tecnologia de produção trilha uma direção exatamente oposta. A produção em larga escala dá lugar aos produtos personalizados e exclusivos, feitos sob medida, ao gosto do freguês.

Polemicas envolvendo impressoras 3D

Uma das maiores polêmicas envolvendo impressoras 3D é justamente a possibilidade de se imprimir armas de fogo. Além de cópias exatas e réplicas funcionais de modelos já existentes, alguns curiosos estão desenvolvendo modelos próprios, especificamente para serem impressos. Desta forma seria possível reproduzir qualquer arma de fogo sem nenhum controle do governo.


Não é só a produção sem controle que preocupa, mais a segurança também é um fator que não podemos esquecer. É preciso entender que o que faz uma bala ser disparada ainda é uma cápsula de pólvora que, ao ser ativada, explode, expelindo o projétil. Essa explosão, é claro, gera um imenso nível de calor que pode derreter ou até mesmo explodir a arma impressa em plástico, causando mais dano ao atirador do que ao alvo do disparo.


Cadastre-se e receba as nossas Postagens em seu Email!


Sem dúvida nenhuma, a tecnologia oferecida pelas impressoras 3D vieram para ficar e ainda vão causar muitas mudanças, tanto no mercado quanto na indústria. Como toda grande inovação, a impressão 3D em casa ainda sofre com algumas barreiras que devem ser quebradas em breve (como o alto custo) e outras um pouco mais complicadas (como o caso das armas de fogo).

O futuro chegou e você está preparado para receber esta tecnologia? O que achou? Deixe sua opinião nos comentários!


GOSTOU DO ARTIGO ? ENTÃO COMPARTILHE NOS LINKS ABAIXO!

# COMPARTILHE

Unknown

Sou viciado em tecnologia, também gosto de games. Hoje eu estudo e passo muito tempo na blogosfera!

0 comentários:

Postar um comentário

© Copyright 2012-2013 Tecnologia e Programas - Designed by Templateism