TECNOLOGIA E PROGRAMAS

Seu resumo da tecnologia!

13 de outubro de 2013

Será está a ultima geração de consoles?

ARTIGONALTA                                                                    

Saiba o que esperar do futuro dos consoles de mesa!


Controles de PS4, Wii U e Xbox One

O lançamento na nova geração de consoles -especialmente PS4 e Xbox One- deve impulsionar a indústria de games, que desde o inicio de 2012 vem em declínio. Muitos dizem que a atual geração não oferece mais o poder suficiente, mas não podemos esquecer que estamos falando de chips com mais de 7 anos, sendo assim, muito fácil montar um PC superior. Mas talvez os principais culpados da queda na receita da indústria dos consoles de mesa seja os portáteis. O avanço dos smartphones e tablets criou um novo mercado, onde é possível jogar onde e a hora que quiser, sem a necessidade de uma TV, disco ou fonte de energia.

Tanto o Xbox One, quanto Play Station 4 prometem mais interatividade social, ferramentas integradas e jogos exclusivos. Mas será que isto vai ser suficiente para fazer da 8º geração um sucesso?


Cadastre-se e receba as nossas Postagens em seu Email!


Muitas Expectativas

A nova geração traz consigo muitas expectativas, tanto por parte dos jogadores que estão cansados de "mais do mesmo", quanto para os produtores, pois está cada vez mais caro produzir um bom game e o fracasso destas novas plataformas podem significar o fim de alguns estúdios. Não pense que é somente vocês que discordam sobre o futuro dos vídeo games de mesa, pois até mesmo os grandes executivos do ramo têm pensamentos diferentes.

O CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, já declarou que essa não é a última geração de consoles. Segundo ele, a última geração de consoles durou mais do que deveria e seu fim significa algo grande para as empresas do ramo. Demonstrando animação com os próximos consoles, Guillemot afirmou que a indústria deve crescer “muito rápido” em pouco tempo “se levar jogos de alta qualidade para o público”.

Já a NVIDIA, maior montadora de placas de vídeo para computadores, afirmaram que não haverá futuro depois de Wii U, Xbox One e PS4. Confira um trecho da declaração da empresa: “A última geração já está com quase 10 anos em termos de tecnologia. A boa notícia com relação aos jogos na nuvem é que podemos melhorar a cada ano. As velocidades de banda larga estão avançando e o custo dos servidores está caindo”. Talvez a declaração na NVIDIA tenha interesses ocultos, pois a empresa tem uma certa dor de cutuvelo por ter perdido o espaço para a AMD em todos consoles da próxima geração, mas não podemos esquecer que o armazenamento em nuvem cresce em ritmo acelerado.


O que esperar para o futuro?

O criador da série Tekken, Katsuhiro Harada, declarou está semana que o PS5 pode ser somente um serviço de streaming de games. Segundo ele, a Sony poderia manter o nome PlayStation para investir em novo tipo de suporte, resumindo o sucessor do PS4 em apenas à tela de TV e ao controle.

Com isso os jogos não sofreriam com as limitações de uma determinada plataforma e poderia estar em constante evolução tanto nos gráficos, quanto na jogabilidade, pois seria possível ter o mesmo game em qualquer dispositivo com uma tela e acesso a internet.

Mas como nada é perfeito, os jogos em nuvem ainda terão que superar diversas barreiras para que se tornem realidade. Um bom exemplo é a velocidade da internet em países como o próprio Brasil. Todos sabemos que a velocidade e os preços da internet por aqui não são nada amigáveis, sendo muito difícil contratar um plano razoável nas regiões mais afastadas do país. Não estamos sozinhos nessa, pois a média global da internet é de 3,1 Mbps, o que impossibilita a transmição de dados de um jogo em FULL HD em tempo real.

Resumindo

Por estas e outras, na humilde opinião do redator que vos fala, tudo vai depender da aposta da Valve na Steam Machine. Caso está plataforma obtenha sucesso, com certeza Sony, Nintendo e Microsoft se jogarão de cabeça no sistema de transmissão em nuvem. Mas se ocorrer um fracasso do novo projeto da Valve, a melhor saída seria investir em novas formas de jogatina -como Microsoft e Nintendo já fazem- e não pendurar está nova geração por mais de 5 ou 6 anos. Eu particularmente não tenho certeza se está será a ultima geração de consoles, mas nós já temos provas que não será mais possível esperar quase 10 anos para lançar os sucessores da geração que está por vir!

Cadastre-se e receba as nossas Postagens em seu Email!


Mesmo com discursos bastantes semelhante, nem mesmo as grandes empresas do ramo conseguem chegar a um acordo sobre o futuro dos games. E para você, está é a ultima geração de consoles? Deixe sua opinião nos comentários!

# COMPARTILHE

Unknown

Sou viciado em tecnologia, também gosto de games. Hoje eu estudo e passo muito tempo na blogosfera!

4 comentários:

  1. Espero que essa geração não seja a ultima, mas que demore muito, mas muito mesmo, como ultima.
    Eles buscam gráficos, e centenas de formas de se jogar.
    Não se trata de gráficos, se fosse assim o SNES não teria reinado até os dias de hoje, se trata de diversão.
    Acho legal jogar de pé, pulando, mas eles te que entender que a diversão conta. Os jogos de hoje em dia, alem de serem repetitivos, estão fáceis e não estar divertidos.
    Espero que parem de fazer consoles e se concentrem em diversão.

    ResponderExcluir
  2. Não sei de onde Declínio, já superou Hollywood faz tempo, que o diga GTA V, se isso é declínio então não sei o que é sucesso....

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este post, eu concordo que realmente eles tem investido muito mais em tecnologias gráficas do que em diversão, mas não sei se concorde que seja a última geração dos consoles não, acho que eles vão evoluir um pouco para se adaptar, dizer que é o fim e uma expectativa um pouco radical... mesmo que PCs e smartfones tem tomado fatias do mercado. Mas voltando a falar em mais gráfico e menos diversão, eu por incrível que pareça sinto saudades as vezes de jogar "Sonic" ou mesmo "Tenchu2" , Legend of Mana e vigilante 8, jogos de mega driver(16bits) e PS1(32bits), jogos de época em que eles investiam muito mais nas trilhas sonoras e na diversão dos jogos, as vezes me da até uma nostalgia quanto ouço uma "musiquinha" como a do "Super Mário word" ou mesmo de "Legend of Mana", qua na minha opinião e mais que um jogo, é uma obra de arte para o PS1, bons tempos aqueles, os novos consoles possuem gráficos 10 e diversão nem tanto, das novas gerações apenas o GTA V realmente tem chamado minha atenção e quem sabe Halo ou Gears of War da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bha cara, não sei se é coisa de velho mas vou te dizer que.. estou com 40 anos.. tive os PS.* tive o XONE, testei os famosos oculos de realidade virtual e acho que hoje aceitei minha condição de "velho". Vendi tudo e hoje me divirto com emuladores de genesis e snes. Sei lá.. deve ser a idade batendo :P mas eu nao abro mao dos bons tempos :-)

      Excluir

© Copyright 2012-2013 Tecnologia e Programas - Designed by Templateism