TECNOLOGIA E PROGRAMAS

Seu resumo da tecnologia!

2 de junho de 2014

Qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?






 Você já deve ter ouvido falar em realidade virtual e/ou realidade aumentada, mas achava que eram a mesma coisa, pois não sabia qual é a diferença entre estas tecnologia. Google Glass (ou Project Glass), Project Morpheus e Oculos Rift são frequentemente notícias no mundo da tecnologia, mas você sabe qual é a diferença entre estes aparelhos? E principalmente, qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada? Descubra agora no ultimo artigo do blog Tecnologia e Programas.

  • Realidade Virtual 

A Realidade Virtual é uma interface utilizada pelo usuário para visualizar e interagir com um ambiente tridimensional, em tempo real, utilizando um computador. O objetivo dessa tecnologia é criar o máximo de imersão através do tato, audição e principalmente visão.

Atualmente está tecnologia tem sido muito explorada na área dos games, um bom exemplo é o Oculos Rift - que foi recentemente adquirido pelo Facebook - e o Project Morpheus, este ultimo está sendo desenvolvido pela Sony para ser usado no PlayStation 4. Confira um vídeo de demonstração do Morpheus:



 Salve algumas mudanças, o Oculos Rift também é muito similar ao da Sony. Primeiro que o projeto é independende e foi financiado em 2012 por uma campaha no KickStarter que arrecadou 250 mil dólares nas primeiras 4 horas. Em comparação com o Morpheus, ele se destaca por  ser compatível com PCs e dispositivos Android, mas fica devendo um sistema de som integrado. Ambos ainda não estão disponível comercialmente.

  •  Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada é caracterizada como a inserção de objetos virtuais no ambiente real do usuário. O usuário também pode visualizar e interagir com esses objetos virtuais em tempo real. O objetivo desta tecnologia é enriquecer o ambiente com imagens, sons e animações geradas por um computador. O produto com maior destaque nesta área é sem dúvida o Google Glass.

Google Glass

 O Google Glass - ou Project Glass - é um dispositivo semelhante a um par de óculos, que fixados em um dos olhos, projeta uma pequena tela acima do campo de visão. A tela apresenta ao seu usuário vários serviços da empresa, como o Maps, além de opções de música e previsão do tempo. Também é possível efetuar chamadas de vídeo ou tirar fotos de algo que se esteja a ver e compartilhar imediatamente através da Internet.

Desde o dia 13 de maio, o dispostitivo de realidade aumentada da Google é vendido para o público em geral, mas somente para quem mora nos Estados Unidos. O dispositivo custa US$ 1,5 mil e a comercialização faz parte do Glass Explorer Program, que ainda está na versão beta. O Google Glass estava disponível apenas para desenvolvedores ou pessoas que tivessem um projeto com o aparelho.

Leia também:
 

# COMPARTILHE

Unknown

Sou viciado em tecnologia, também gosto de games. Hoje eu estudo e passo muito tempo na blogosfera!

0 comentários:

Postar um comentário

© Copyright 2012-2013 Tecnologia e Programas - Designed by Templateism